OMDL - O Mundo do Luks

Moto E4 - Vale a pena ?

  • por: luks
  • 05/08/2017

O Moto E4 é o aparelho de entrada da Motorola, que me parece ter se preocupado em fazer um celular com design agradável assim como os da linha Z. 

E pra mostrar que os básicos não são esquecidos, recentemente ganhou uma atualização significativa, com melhorias na camera frontal, bateria e aumento da tela para 5.5 polegadas.

Eu sinceramente gosto de receber aparelhos da linha de entrada, pois existe um mercado para esse tipo de aparelho principalmente no Brasil. Entretanto, acredito ser um desafio para as marcas conseguirem atingir uma performance aceitável em um aparelho baixo custo ainda sim seguir o padrão do mercado. Além do padrão do mercado, seguir os updates de cada app que surge também é uma tarefa árdua para as fabricantes. 

 

 

A post shared by Luks (@omundodoluks) on

Por essas e outras razões eu sempre digo nos vídeos que faço de Android que o quando você tem controle total do sistema e hardware, assim como nos consoles, você terá a melhor performance sempre, sendo assim o Google Pixel o melhor aparelho Android na minha opinião.

Com valor oficial de R$ 799,00, o Moto E4 já não é mais aquele baratinho, e acredito que nem seja mais possível ter algo mais barato que isso hoje em dia no Brasil. Falo isso porque o Moto E4 custa seus CAD$ 200,00 e com muita pouca divulgação. Prova disso é o fato de nem ser possível comprar através do site da Motorola Canadá. 

A grande novidade pra mim nesse aparelho básico é o reconhecimento de digital para desbloqueio e também, sim, também bloqueio. Essa funcionalidade já tinha achado bem interessante no Moto Z Play, mas, por algumas vezes eu confundi o botão de digital com botão "home", pode ser um problema inicial pra quem vem de aparelhos com botões físicos.

Retirei jogos da lista porque não é um celular que segue o padrão básico de performance excelente pra jogos mobile. Se você é paciente com loading demorados vá em frente. No geral, lags são apresentados em alguns jogos como Angry Birds 2, outros um pouco mais pesados como South Park: Phone Destroyer tem o loading demorado mas roda bem, apenas esquentando o aparelho e drenando bastante bateria.

Na minha opinião os fatores que leva o público desse celular a escolher o modelo são: Rede sociais, camera, armazenamento, acessórios. 

REDE SOCIAIS [ 6/10 ]

Todos os aplicativos de rede sociais hoje funcionam bem em várias plataformas e devices, sendo que algumas delas tem recursos que as vezes não suportam o aparelho ou simplesmente estão ali pra funcionar mal. Exemplo disso é o Instagram, que tem seus problemas de instabilidade até mesmo nos aparelhos com configurações mais atuais. 

CAMERA [ 4/10 ]

É bom deixar claro que camera tem sido o maior investimento das empresas para um smartphone, ao mesmo tempo o recurso mais caro dentro dele. A camera de um celular é praticamente outro device, muitas vezes desenvolvido separadamente por especialistas, assim como foi no Zenfone Zoom. Bom, o resultado das fotos será como todos os outros baratinhos do mercado, é perceptível que não é um recurso atraente nesse aparelho, mas caso você se preocupe muito, pule para o Moto E4 Plus que ganhou melhoria da camera, pulando de 8 para 13MB pixel.

ARMAZENAMENTO [ 8/10 ]

Finalmente as empresas estão esquecendo de vez o armazenamento de 8GB. Nas primeiras versões do Moto E já era INACREDITÁVEL como um celular era vendido apenas com esse número de armazenamento. Aqui os 16GB atende bem, e com ajuda do Google Drive com 5GB grátis.

ACESSÓRIOS [ 8/10 ]

Esse sempre foi um ponto positivo para a Motorola, pelo menos até onde eu sei, que você consegue encontrar películas, capinhas de tudo quanto é jeito em qualquer lugar do país, com todas as variedades de preço.

Outro fator interessante é a assistência técnica no Brasil, que também é um ponto positivo para todos aparelhos da marca.

No geral, levando em consideração os pontos que levei em consideração, a pontuação diz bem qual o público o aparelho foi feito. 

INDICO PARA QUEM ?

- Primeiro celular para crianças ou adolescentes
- Gastar pouco - Celular reserva
comentários
mais vistos